Assim como qualquer outra parte do corpo, a higienização dos olhos diminui o risco de inflamações na região.
Justamente pelos cílios protegerem os olhos de fatores externos que possam causar algum malefício, demandam cuidados básicos que asseguram toda a saúde ocular.
Os cuidados com essa região delicada do corpo valem para os cílios naturais ou com extensão, mesmo quem usa cílios postiços deve limpar a região após removê-los. Além disso, ao higienizar os cílios retiram-se resíduos da maquiagem que não saíram com o demaquilante.
Confira 6 dicas de como higienizar os cílios corretamente:
Lave as mãos antes de tocar os olhos
Antes de higienizar os cílios, certifique-se de que suas mãos estão devidamente limpas. Use água corrente e sabão ou álcool 70%, para eliminar microrganismos e qualquer sujeira que possa causar irritação e infecção nos olhos.
Remova óculos, lentes de contato ou tampão
Àqueles que usam óculos, lentes de contato ou tampão ocular, convém retirá-los antes de limpar os cílios. Já que, além de atrapalharem a higienização, podem lesionar ou machucar os olhos durante o processo.
Utilize produtos específicos para higienizar os cílios
Encontrados em farmácias na opção de gel, espuma ou líquidos, esses produtos são aplicados sobre os olhos com o auxílio de uma gaze ou algodão, sobre as pálpebras e a base dos cílios, tomando o cuidado para não deixar o produto ter contato com o interior dos olhos.
Na ausência de um produto específico para limpeza dos olhos, opte pelo shampoo neutro, preferencialmente o infantil.
Espalhe o produto por toda a raiz dos cílios
Usando uma gaze embebida com o produto escolhido, faça movimentos de cima para baixo, na parte superior, e do canto interno ao externo, para contemplar a porção inferior. Lembre-se de movimentar a gaze suavemente, sem pressionar, dada a sensibilidade da região, e trocá-la ao higienizar o outro olho.
O procedimento pode e deve ser repetido quantas vezes for necessário.
Lave os olhos e seque
Após a limpeza com o produto, enxágue os olhos com água corrente para remover o excesso de resíduo do material usado na higienização. Então, seque suavemente os olhos com uma toalha limpa.
Crie o hábito de higienizar os cílios diariamente
De nada adianta higienizar os cílios e as pálpebras apenas quando lembrar. É preciso tornar a atividade um hábito, assim como o de tomar banho. Por isso, repita o processo, seguindo as dicas que demos, todos os dias.
Cuide de suas Sobrancelhas e Cílios com quem é especialista. Venha viver a experiência única Além do Olhar!